Pular para o conteúdo principal

LGBT - Brasil é líder mundial em assassinatos de pessoas trans


FOTO: TOMAZ SILVA / AGÊNCIA BRASIL.


 

Brasil é líder mundial em assassinatos de pessoas trans

País registrou 152 assassinatos neste ano, seguido de México e Estados Unidos


O Brasil ocupa a primeira posição entre os países que mais matam pessoas trans no mundo, segundo divulgou nesta sexta-feira 20 a ONG Transgender Europe. É o 12º ano consecutivo que o País lidera os números. 


Ao todo, o Brasil registrou 152 assassinatos em 2020, seguido por México com 57 e Estados Unidos com 28. O levantamento foi feito por meio de pesquisa feita anualmente pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra).

 

RANKING MUNDIAL DOS ASSASSINATOS DE PESSOAS TRANS EM 2020 (FONTE: TRANSRESPECT VERSUS TRANSPHOBIA WORLDWIDE)

 

No total, 350 casos de assassinatos contra essa população foram registrados em todo o mundo, entre 1º de outubro de 2019 e 30 de setembro deste ano.

O número representa um aumento de 6% em relação aos casos relatados no ano passado, quando 331 pessoas trans perderam a vida devido à violência.

“Como consequência da pandemia da Covid-19, bem como do crescente racismo e da brutalidade policial, as vidas de pessoas trans e de gênero diverso estão em risco ainda maior”, disse a organização em um comunicado à imprensa.

 

Mulheres são maioria 

 

Os dados mostram  que 98% dos assassinados em todo o mundo tinham como vítimas mulheres trans ou pessoas transfeminadas. O resultado reforça outras pesquisas que demonstram que a violência de gênero aparece como um dos principais fatores no assassinato de pessoas trans.

A média de idade das vítimas é de 31 anos. A  vítima mais jovem tinha 15 anos.

 

Uma consequência da “ideologia de gênero”

 

A responsável pelo levantamento feito pela Antra no Brasil, Bruna Benevides, afirma que há diversos fatores responsáveis por estes números e que a narrativa de “ideologia de gênero” criado pela extrema-direita é uma dos principais. Desde 2011 quando o termo começou a ganhar força os números continuaram aumentando.

“A narrativa criada de ‘ideologia de gênero’ é uma tentativa contra nossa existência. Eles utilizam como argumento porque querem a nossa aniquilação. É uma agenda contra a existência de pessoas trans”, diz Bruna.

Mesmo após a decisão do STF que criminaliza a LGBTfobia,  os números de violência aumentaram. Bruna explica que o sistema da Justiça dificulta a prática da lei.

“Uma importante conquista, mas ainda não se efetivou porque as pessoas não sentem seguras para fazer uma denúncia. O Judiciário e a polícia se omitem de fazer um levantamento sobre a violência contra os LGBTs no Brasil”, acusa. 

Créditos carta Capital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Symmy Larrat comenta sobre o dia da visibilidade Trans

Symmy Larrat comenta sobre o dia da visibilidade Trans Créditos PT.  -------- Participe do nosso grupo no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/DkaugeoWI7OBUeZmCr3I33

Intervalo do GreNal 422 tem pedido de casamento gay na Arena do Grêmio. Saiba mais: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/11/03/intervalo-do-gre-nal-tem-inedito-pedido-de-casamento-gay-na-arena.htm

Divulgação/Arena do Grêmio Intervalo do GreNal 422 tem pedido de casamento gay na Arena do Grêmio.  Saiba mais:  https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/11/03/intervalo-do-gre-nal-tem-inedito-pedido-de-casamento-gay-na-arena.htm

Preciso da sua ajuda! - por deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP)

          Vote Erika Hilton como melhor Deputada Federal do Brasil Chegar ao Congresso Nacional como a 1ª Deputada Trans e Negra da história não foi uma tarefa fácil. Passei por muita coisa até chegar na política, e quando cheguei nesse espaço, soube que teria que lutar ainda mais para que nossas lutas tivessem espaço e fossem respeitadas. Com tanta intolerância e violência, não tem sido fácil, mas em menos de 6 meses já temos dezenas de projetos, audiências públicas e estamos lutando para que o governo dê certo. Agora, preciso da sua ajuda! Estou concorrendo ao Prêmio de Melhor Deputada Federal do país. Posso contar com o seu voto? Basta acessar:  https://premio. congressoemfoco.com.br Iniciar a votação, se cadastrar e abrir o link pra votar que vai chegar no seu e-mail! A primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco mostra que estou em primeiro lugar, mas precisamos chegar até cerca de 100 mil votos para derrotarmos o bolsonarismo e a direita intolerante. Conto contigo! Vamos, mais u