Pular para o conteúdo principal

Orgulho LGBTQIA+: entenda a importância da data, seus símbolos e conheça os bastidores da nossa locomotiva colorida - créditos Vale

 25/06/2021

Orgulho LGBTQIA+: entenda a importância da data, seus símbolos e conheça os bastidores da nossa locomotiva colorida


No Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Vale reforça seu compromisso em promover um ambiente de respeito às singularidades de cada pessoa, independente da orientação sexual ou quaisquer outras características. Vamos continuar avançando para nos tornarmos uma empresa cada vez mais inclusiva, onde todos tenham orgulho de ser quem são e se sintam seguros e amparados.

Em comemoração à essa data tão importante, celebrada no dia 28, na próxima semana apresentaremos todo dia as histórias de alguns empregados e empregadas que são parte da comunidade LGBTQIA+, representando algumas das letras da sigla, compartilhando conosco suas vivências dentro e fora da Vale. Mas, para começar, que tal aprendermos mais sobre a representatividade do mês de junho para a comunidade?

Dia do Orgulho

 
  

Há mais de 50 anos é comemorado, em 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data foi escolhida como uma referência a chamada “Rebelião de Stonewall Inn”, em Nova York, quando houve uma série de invasões a estabelecimentos frequentados por homossexuais. Os ataques foram o estopim para a organização de uma mobilização histórica, que levou a vários protestos em favor dos direitos da comunidade em várias cidades americanas.

Você sabe o que significa cada letra da sigla?

 

Colorindo nossa locomotiva

Em busca de uma forma de fazer com que seus colegas de time da Vale no Maranhão, que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, se sentissem representados, o analista Edmo Nascimento teve uma ideia que trouxe mais cor para uma de nossas locomotivas, um ativo importante na operação.

Edmo foi o responsável por dar início ao plano de pintar uma locomotiva da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que conecta Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís no Maranhão, percorrendo 892 quilômetros. A ideia veio em junho de 2020, quando um colega viu um caminhão pintado com as cores do arco-íris e se encantou com a iniciativa e contou com a parceria de todo time de manutenção de Locomotivas da EFC para que esse sonho pudesse tornar realidade.

A partir desse episódio, o analista idealizou o projeto, buscou as aprovações internas necessárias e se envolveu na ação buscando promover a diversidade em seu local de trabalho e, também, fora dele. Edmo foi pessoalmente escolher as cores das tintas que seriam usadas, envolveu colegas da área de manutenção da Vale para realizarem a pintura e promoveu votação na equipe para definirem o melhor design para o projeto.

  
 

Além de presenciar a alegria dos colegas da empresa ao verem a locomotiva pintada, Edmo conta que teve dimensão do impacto de sua ação na sociedade cerca de três semanas depois. Em uma viagem a trabalho para uma cidade próxima a São Luís (MA), enquanto esperava a locomotiva chegar na estação, uma menina de aproximadamente 12 anos aguardava ansiosa a chegada da “locomotiva colorida” para realizar seu passeio e explicava à mãe o significado das cores, a importância da diversidade e da inclusão.

  

Foi nessa ocasião que percebi que não tem como dimensionar quantos serão impactados por nossas iniciativas, quantos estão esperando uma ação como essa para se sentir parte de um todo. E é uma sensação maravilhosa ver que as pessoas se sentem representadas. Busco melhorar de alguma forma a vida dos que me rodeiam e o resultado dessa ação foi muito gratificante 

Edmo Nascimento.

O que a Vale tem feito para ajudar?

Para estimular o debate e o compartilhamento de informações e ideias, contamos com o Grupo de Afinidade LGBTQIA+ para empregados e empregadas interessados em discutirem a temática e proporem mudanças.

Além disso, é importante reforçar que não toleramos nenhum tipo de preconceito ou discriminação. Por isso, em nossa estratégia global de diversidade e inclusão, contemplamos a Diversidade Sexual e de Gênero como uma das dimensões prioritárias para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro. Esse compromisso também está em linha com nossa Política Global de Direitos Humanos, nosso Código de Conduta e Política de Diversidade e Inclusão. Além disso, contamos com um Canal de Denúncias, disponível para todos os empregados próprios e terceiros, cuja área responsável responde diretamente ao Conselho de Administração, o que permite uma atuação e apuração imparcial dos casos. Qualquer pessoa pode denunciar atos de discriminação.

​​
​​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Symmy Larrat comenta sobre o dia da visibilidade Trans

Symmy Larrat comenta sobre o dia da visibilidade Trans Créditos PT.  -------- Participe do nosso grupo no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/DkaugeoWI7OBUeZmCr3I33

Intervalo do GreNal 422 tem pedido de casamento gay na Arena do Grêmio. Saiba mais: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/11/03/intervalo-do-gre-nal-tem-inedito-pedido-de-casamento-gay-na-arena.htm

Divulgação/Arena do Grêmio Intervalo do GreNal 422 tem pedido de casamento gay na Arena do Grêmio.  Saiba mais:  https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/11/03/intervalo-do-gre-nal-tem-inedito-pedido-de-casamento-gay-na-arena.htm

Justiça decide que Gugu Liberato e Thiago não eram casal; suposto parceiro se revolta - créditos CNN

Justiça decide que Gugu Liberato e Thiago não eram casal; suposto parceiro se revolta Thiago Salvático disse que vai recorrer e que não acredita que a decisão teria sido tomada se o casal fosse heterossexual Reprodução/ Instagram Fernanda Pinotti Thais Magalhães da CNN em São Paulo 17/01/2023 às 16:12 | Atualizado 17/01/2023 às 16:16 Compartilhe: Ouvir notícia A Justiça não reconheceu o relacionamento entre o falecido apresentador de televisão  Gugu Liberato  e o chef de cozinha Thiago Salvático como uma união estável. O suposto parceiro disse, em resposta à  CNN , que a decisão foi tomada pelo juiz “sem mesmo ouvir a família e sequer deixar o processo seguir”. O apresentador da TV Record morreu em dezembro de 2019, após um acidente doméstico. O processo, no qual Salvático pede para que o relacionamento entre os dois seja reconhecido como união estável, está sob sigilo. O chef disse não acreditar que uma decisão como essa seria tomada se o casal fosse heterossexual. “Irei recorrer, poi